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Thinking out loud

By Ana Nunes

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08/01/17

Aprender com os Alimentos #3 - Agrião

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Crê-se que o agrião é um dos legumes mais importantes na luta contra o cancro, por ser uma excelente fonte de antioxidantes betacaroteno e vitamina C, que por sua vez limpam/eliminam os radicais livres e protegendo das células cancerígenas. Por outro lado, é rico em baixas calorias.

Infelizmente nem tudo é bom. Os agriões têm de ser de cultura segura, pois crescen facilmente junto ribeiros onde existem potenciais perigos para a saúde. Não falo apenas de poluição e afins, mas sim de outros seres vivos que podem trazer disturbios na nossa saúde, como por exemplo, parasitas que atacam o fígado ou outras bactérias.

 

Ora, como pode ser consumido o agrião? De variadíssimas formas, desde sopa a saladas, com carne ou peixe.

A receita que escolhi para o agrião é das mais fáceis, mas confesso que é mais consumida no verão. Contudo, é excelente para variarem um pouco.

 

Salada de Agrião e Manga

  • 100 g de folhas de agrião
  • 30 g de manga cortada em cubos
  • 1 colher (chá) de sésamo branco

      Preparação

Lavar muito bem o agrião, seque-o bem, cortar as folhas a gosto. Corte a manga em pequenos cubos e misture. Como molho pode escolher um molho de manga e gengibre ou um vinagrette.

 

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