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Thinking out loud

By Ana Nunes

Thinking out loud

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03/01/17

Aprender com os alimentos #1 - Abacate

O meu primeiro post sobre este tema vai ser sobre abacate.

 

Abacate.jpg

 

É um fruto que adoro, muito versátil nas receitas que se pode utilizá-lo, mas sobretudo por ser muito rico em vitamina E, conter quantidades bastante razoáveis de vitamina B6, vitamina C, riboflavina e manganés. As vitaminas C e E também constantes neste alimento, ambas antioxidantes, podem ajudar a evitar os efeitos nocivos dos radicais livres, que poderão conduzir a certos tipos de cancro.


Por outro lado, o potássio na sua contituição ajuda a controlar a tensão arterial, a manter o ritmo cardíaco regular e o equilíbrio do sistema nervoso e a vitamina B6 é importante para o funcionamento normal do sistema nervoso. Um nível baixo de vitamina B6 pode estar associado a enjoos matinais.
 
Continuando com as excelentes propriedades deste fruto, é ainda de referir que o abacate tem um teor de ácidos gordos monoinsaturados, que reduzem os níveis de colesterol no sangue. 

Ora, assim pode-se dizer que o abacate é um alimento bastante versátil, uma vez que ajuda no tratamento da hipertrofia benigna da próstata, melhora a imunidade, reforça a redução dos níveis de cortisol (hormona libertada em situações de stress e que contribui para a acumulação de gordura na zona abdominal) e auxilia assim, a perda de peso. A presença de fito esteróis confere-lhe propriedades anti-inflamatórias, assim como a presença de luteína, que lhe permite prevenir doenças nos olhos, como as cataratas e a degeneração macular. Não esquecer que contém, também, um composto chamado abacatina, que apresenta propriedades diuréticas e cuja riqueza em gordura saudável ajuda a regular o transito intestinal.
 
As receitas para utilizar este fruto são centenas (para não dizer milhares, mas não queria parecer exagerada) e, a meu ver pode incluir-se na alimentação diária de forma natural, seja temperado com um pouco de sal ou um molho vinagrete, ou como ingrediente em saladas, sumos naturais, sobremesas e molhos. Misturado com canela, resulta numa deliciosa pasta para barrar no pão.
 
Para mim, não há nada como ingerir o abacate o mais natural possível de forma a aproveitar em pleno o seu paladar. Porém, encontrei uma receita que me parece um bom substituto de alguns temperos artificiais que utilizamos na nossa alimentação, ainda não a experimentei, mas vai ser o próximo passo...que acham?
 
 
Maionese de Abacate:
 
  • Polpa de 1 abacate médio
  • 1/2 chávena de azeite extravirgem
  • Suco de 1 limão
  • 8 colheres de sopa de água
  • 1 colher de chá de sal
  • 1 pitada de pimenta a gosto
     Modo de preparação:
  • Bata no liquidificador a polpa de abacate com o limão, a água e os temperos
  • Vá acrescentando o óleo aos poucos e batendo
  • Se desejar, adicione ervas picadas

 

 

Beijinhos

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